LOCALIZAÇÃO

Tarumirim é um município brasileiro do estado de Minas GeraisRegião Sudeste do país. Sua população estimada em 2013 era de 14 677 habitantes.5

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O topônimo Tarumirim significa "céu pequeno". Provavelmente o nome seja uma formação híbrida da palavra krenak taru "céu" e o sufixo diminutivo tupi "pequeno". A palavra céu em tupi é ybáka.

História[editar | editar código-fonte]

O núcleo de povoação que deu origem ao município, criado por Antônio Cunha e seus irmãos, cresceu com a chegada de outros moradores, formando-se o povoado denominado Patrimônio do Cunha.
O Patrimônio do Cunha passou a distrito pela lei estadual nº 556 de 30 de agosto de 1911, com o nome de Tarumirim (pertencendo ao município de Carantinga) e foi instalado em 8 de junho de 1912, com as seguintes divisas: "Partindo da barra do Córrego Vai e Volta com o Rio Caratinga e por este acima até a barra do Córrego Ponte Alta, na sesmaria de Antônio Pedro da Silveira; por este acima até os espigões em linha reta em direção ao poente, compreendendo as águas vertentes do Ribeirão Santo Estêvão até a confluência com o Ribeirão do Bugre, e daí, Santo Estêvão abaixo até a barra com o Rio Doce pelo lado direito, do Santo Estêvão pelo Rio Doce abaixo até a barra do Ribeirão Trahíras e por este acima compreendendo todas as vertentes até o alto da serra que divide as águas do Queiroga e Jatahy, sempre por vertentes, até a barra do Vai e Volta com o Caratinga".
Em 1938, emancipa-se.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A população atual, segundo dados do IBGE, estatística 2009, é de 14.585 habitantes, sendo 2.033 na área urbana e 3.188 na área rural. A densidade demográfica é de 14,19 hab/km².

Economia[editar | editar código-fonte]

Comércio - O município conta com 42 estabelecimentos (sendo que 8 são farmacias) comerciais e 383 propriedades rurais. Os principais prestadores de serviços são: Cemig, Copasa, Sicoob Credicope, Banco do Brasil, Hospital São Vicente de Paula, Talles Informatica, Grafica Victoria e o Centro de Saúde.
Agropecuária - A principal fonte de renda do município é a agropecuária, e os principais produtos são leite e carne bovina.Embora o leite seja o principal responsável pela geração de renda, o município atualmente não conta com nenhum estabelecimento de processamento, laticínio ou fábrica de derivados.
Cachaça - O município também é sede de uma fábrica de cachaça de qualidade. A cachaça Lenda Mineira é produzida pela Agropecuária Roda D´Água Ltda e possui selo da AMPAQ-Associação dos Produtores de Cachaça de Qualidade. O produto destaca-se pela qualidade superior e pela grande conceituação no mercado de exportação.
Além desta fábrica, existem vários alambiques no município, que fabricam cachaça artesanal, comercializada no município e em cidades do entorno.

Educação[editar | editar código-fonte]

Tarumirim possui 5 escolas sendo: 1 municipal (Escola Municipal São Sebastião) 3 estaduais (E.E. Sinfrônio Bomfim, E.E. Professora Maria Teixeira da Fonseca e E.E. Manoel Joaquim de Andrade) e 1 particular (Construção do Saber).

Município de Tarumirim
Igreja Matriz de São Sebastião

Igreja Matriz de São Sebastião
Bandeira de Tarumirim
Brasão de Tarumirim
BandeiraBrasão
Hino
Fundação31 de janeiro de 1938
Gentílicotarumirinense
Prefeito(a)Dalva de Oliveira1 (PT)
(2013–2016)
Localização
Localização de Tarumirim
Localização de Tarumirim em Minas Gerais
Tarumirim está localizado em: Brasil
Tarumirim
Localização de Tarumirim no Brasil
19° 16' 51" S 42° 00' 25" O
Unidade federativa Minas Gerais
MesorregiãoVale do Rio Doce IBGE/20132
MicrorregiãoCaratinga IBGE/20132
Municípios limítrofesItanhomiEngenheiro CaldasSobrália,São João do OrienteDom Cavati,InhapimAlvarenga e Conselheiro Pena.
Distância até a capital291 km
Características geográficas
Área730,270 km² 3
DistritosSede e Taruaçu de Minas4
População14 677 hab. estatísticas IBGE/20135
Densidade20,1 hab./km²
Climatropical Aw
Fuso horárioUTC−3
Indicadores
IDH-M0,633 médio PNUD/20106
PIBR$ 88 231 mil IBGE/20107
PIB per capitaR$ 6 468,07 IBGE/20108
Página oficial

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tarumirim#cite_note-1

Postagens mais visitadas deste blog

CULTO DE JOVENS

GRANDE CRUZADA EVANGELÍSTICA